7 estratégias incríveis para fazer marketing de conteúdo no Instagram

Daniel Marigliano | Dealmaker
9 min readAug 19, 2020

--

Carla abriu uma loja virtual em 2019 e desde o início sabia que, para atrair tráfego e competir com a concorrência, a marca precisava estar presente nas redes sociais. A loja tem uma conta no Instagram, e Carla começou a postar imagens dos produtos de sua papelaria.

Apesar das imagens de qualidade de seus produtos e das legendas divertidas que criou, Carla percebeu um aumento tímido no número de seguidores e no volume de vendas desde a criação da conta no Instagram.

Sem saber o que fazer, Carla resolveu conferir as páginas de outras lojas do nicho de papelaria no Instagram para descobrir como estavam usando o Instagram. Para surpresa de Carla, a maior parte desses perfis não mostrava os produtos da loja; em vez disso, as marcas publicavam tutoriais, fotos dos funcionários e até mesmo frases motivacionais.

A loja de Carla é fictícia, mas o problema por ela enfrentado é real: muitos lojistas desconhecem o potencial da produção de conteúdo como estratégia de marketing digital.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdo de valor e relevância para seu público-alvo, com o objetivo de melhorar a percepção de sua marca, criar autoridade no mercado e atrair clientes.

A ideia por trás do marketing de conteúdo é aproximar-se de seu público-alvo, desenvolvendo um relacionamento duradouro que beneficie tanto os consumidores quanto sua marca.

Ao oferecer conteúdo que seu público considera útil, você mostra que sua empresa é referência no mercado e, com isso, as pessoas passam a confiar na marca e a considerá-la na hora de fazer uma compra.

O relacionamento entre marca e usuários não surge da noite para o dia. Por isso, consistência e coerência no conteúdo que você publica são essenciais para estabelecer a autoridade de sua marca e gerar confiança entre consumidores.

O que faz um conteúdo ser de valor? Para responder a essa pergunta, você precisa conhecer seu público. Quais são os problemas que seu público enfrenta? Como o conteúdo produzido pela sua marca vai ajudar as pessoas que você quer alcançar?

Você precisa ter estratégias de marketing de conteúdo bem definidas para se conectar com o público certo — as pessoas que têm mais potencial de se tornarem clientes. Assim, você não desperdiça tempo produzindo conteúdo para usuários que nunca comprarão em sua loja.

É importante também considerar as dificuldades enfrentadas por pessoas em diferentes etapas do funil de vendas. Refletindo sobre cada etapa individualmente, você terá uma noção mais clara de questões para abordar no conteúdo que você produz.

Por que usar marketing de conteúdo no Instagram?

Somos expostos a uma avalanche de conteúdo nas redes sociais todos os dias e, por isso, os usuários são cada vez mais seletivos em relação ao que acompanham no Instagram. Apenas publicar fotos de seus produtos acaba se tornando cansativo para os usuários, que veem essas publicações como meros anúncios.

O Instagram é a rede social que mais gera engajamento. No final de 2019, o Instagram contabilizou 20 vezes mais interações que o Facebook.

O volume altíssimo de interações faz do Instagram a rede social mais popular para desenvolver o relacionamento da marca com os usuários.

Contudo, por trás desse relacionamento, existe um grande esforço por parte das empresas para atrair e encantar o público. As pessoas não querem seguir uma página no Instagram apenas para conhecer produtos; é preciso que o usuário de alguma forma se sinta beneficiado ao seguir uma marca no Instagram.

Como produzir conteúdo para o Instagram

Reunimos aqui sete dicas para sua loja começar a desenvolver ações de marketing de conteúdo, usufruindo das ferramentas disponíveis no Instagram para produzir conteúdo de valor para seu público:

1. Faça sorteios e concursos

Os sorteios são muito populares entre marcas no Instagram. Afinal, quem não quer receber um produto bacana e gratuito?

Fazer sorteio no Instagram é uma estratégia rápida e eficaz de aumentar a visibilidade de sua marca. No entanto, para dar certo, você precisa definir qual é o objetivo a ser alcançado. É atrair mais seguidores? Aumentar o engajamento? Vender ou divulgar um produto?

Você pode ter mais de um objetivo ao mesmo tempo, mas é fundamental tê-los bem claros antes de fazer sorteio no Instagram. Esses objetivos serão usados para definir as regras de participação.

As regras de participação do sorteio precisam ser bem claras e diretas para que os participantes entendam, sigam e não se sintam enganados.

Confira a seguir algumas ideias de regras para estabelecer a partir dos objetivos que você definiu para o sorteio:

  • Seguir o perfil de sua loja: trata-se da regra mais popular para atrair seguidores. Você pode aproveitar para pedir que os usuários sigam a página de sua loja em outras redes sociais.
  • Marcar amigos nos comentários: essa regra traz resultados tanto em termos de seguidores quanto de engajamento. Ao exigir que usem os comentários para marcar amigos, os usuários estarão interagindo com a publicação e, ainda, atrairão a atenção de amigos que poderão se tornar seguidores também e marcar mais amigos. Também é uma excelente forma de divulgar produtos, pois as pessoas marcadas serão levadas até seu perfil.
  • Usar hashtags: as hashtags são uma excelente forma de aumentar o alcance de seu perfil, atrair novos seguidores e divulgar produtos. Para isso, peça aos participantes que publiquem uma foto usando uma hashtag personalizada para sua marca. Ao publicar sobre o sorteio, aproveite também para usar hashtags populares de seu nicho para que pessoas que buscam um produto como o seu encontrem a publicação.
  • Propor um concurso criativo: peça aos participantes que criem legendas para uma imagem ou respondam a uma pergunta nos comentários. Essa estratégia aumentará o engajamento com o perfil e é uma excelente oportunidade de desenvolver o relacionamento do usuário com a marca — quanto mais criativa e relevante para seu público a proposta for, melhores serão os resultados.

💡Dica: escolha muito bem o que você vai sortear e de que forma vai fazer o sorteio. Para fazer isso, é fundamental conhecer seu público. Se você sortear algo que não é do interesse deles, as pessoas deixarão de seguir sua página assim que acabar o sorteio, e você terá depositado esforço para atrair um público que nunca comprará em sua loja.

2. Faça lives

As lives se tornaram ainda mais populares com o isolamento social imposto pela covid-19, e essa popularidade tem uma justificativa: as lives permitem uma aproximação do público em tempo real. Fazer lives no Instagram é uma estratégia que pode ser usada para aumentar o número de seguidores, o engajamento e até mesmo as vendas.

Lembre-se que o conteúdo deve ter valor e relevância aos olhos do público, então não adianta apenas fazer lives com o objetivo claro de divulgar produtos; em vez disso, considere oferecer conteúdo educativo e relacionado ao seu nicho, como tutoriais e entrevistas.

Procure também estabelecer parcerias com outras pessoas ou empresas relevantes de seu nicho e convide-as para participar de uma live. Essas parcerias trarão resultados tanto para sua loja quanto para seus convidados. Os seguidores de sua página e da página parceira receberão notificação sobre a live e terão a oportunidade de conhecer e se conectar com sua loja.

Outras opções são fazer lives para responder dúvidas sobre seus produtos ou serviços e até mesmo oferecer descontos relâmpagos para as pessoas que estão assistindo à live no momento.

3. Compartilhe conhecimento e experiência

Use publicações no feed de notícias, nos stories e até mesmo as lives para compartilhar com o público o conhecimento que você tem sobre seu nicho. Esse conteúdo pode ser em formato de vídeo ou imagens, tanto no feed de notícias quanto nos Stories e nas lives.

Ao compartilhar o que você sabe, você ajuda a estabelecer a autoridade de sua marca sobre o assunto, além de ser um conteúdo com alto potencial de engajamento.

A Sobrebarba, por exemplo, publicou em seus stories um passo a passo de como cuidar da barba. Com esse passo a passo, o usuário tem o benefício de aprender a usar produtos de barba. Ao mesmo tempo, a loja reforça sua autoridade no nicho e ainda aproveita para divulgar seus produtos.

Assim como a Sobrebarba, você também pode dividir sua expertise com seus seguidores. Os usuários se sentirão recompensados, o que ajudará a desenvolver uma relação mais próxima com seu público.

Oferecer conteúdo de valor de graça cria no usuário a vontade de retribuir de alguma forma pelo que recebeu, seja seguindo sua página, compartilhando suas publicações ou comprando seus produtos.

4. Crie enquetes e perguntas

As enquetes podem trazer dois benefícios para a loja. O primeiro é a aproximação com o público. Ao dar voz para seus seguidores, estes sentem que estão sendo ouvidos e que sua marca se importa com o que eles têm a dizer.

O segundo benefício é a coleta de dados: use as enquetes para descobrir coisas como a preferência do público sobre algum tópico, ou para receber feedback sobre produtos, e use a caixinha de perguntas para receber de seus seguidores ideias de conteúdo para postar. Quem melhor para dizer que conteúdo é relevante para seus seguidores do que eles próprios?

Tanto as enquetes quanto as caixas de perguntas geram bastante engajamento, e seus seguidores ficarão na expectativa de que você comente as respostas deles.

5. Publique sobre o dia a dia da loja

Se o fundamento das ações de marketing de conteúdo é desenvolver um relacionamento entre o cliente e a marca, por que não mostrar a rotina de quem está por trás da empresa?

O Instagram não é um espaço em que os usuários procuram ativamente por produtos; em vez disso, as pessoas buscam conexão.

Os usuários em geral gostam de ver que, por trás de uma marca, há seres humanos que levam uma vida normal e com quem podem se identificar.

Para publicar esse tipo de conteúdo, você não precisa investir em imagens de alta qualidade. Fotos espontâneas, vídeos e boomerangs podem ser postados nos Stories. Publicações sobre os funcionários têm alto potencial de engajamento.

A Farm, por exemplo, publicou recentemente uma série de Stories com uma funcionária que explicava como ela ambientou os produtos da loja para que fossem fotografados.

6. Reposte publicações de clientes

Na mesma linha de estreitar o relacionamento da marca com o cliente, compartilhar conteúdo gerado pelo usuário é uma excelente forma de dar voz a seu público.

As publicações de clientes e seguidores ajudam a melhorar a percepção da marca e a divulgar produtos, pois muitas dessas publicações mostram clientes reais que estão satisfeitos com os itens que adquiriram.

O perfil da Lola Cosmetics têm nos destaques diversos Stories das chamadas “Loletes” mostrando os produtos que usaram e aprovaram.

7. Abrace uma causa

Muitos lojistas pensam que, para agradar a todos os clientes, a marca precisa ser “isentona” e se abster de abordar temas políticos ou sociais. No entanto, se você busca uma aproximação maior com o seu público, é fundamental que eles possam se identificar e se sentir representados por sua marca.

Lembre-se de que há muitas lojas como a sua no mercado, então você precisa reforçar qual é o seu diferencial. Por que o usuário deveria comprar em sua loja e não na concorrente? Diversos clientes tomam essa decisão com base nessa identificação com a marca, e muitas vezes estão dispostos a pagar mais por um produto porque a marca apoia uma causa importante.

A Quem Disse, Berenice? é uma marca que está sempre se posicionando diante do público quanto a questões sociais e políticas:

Com a escalada do movimento Black Lives Matter, a marca optou por se posicionar e apoiar a causa. Mostrar que a marca se importa e que tem um lado humano ajuda a fortalecer a percepção positiva da marca.

É tentativa e erro, mas não deixe de tentar!

Agora que você sabe um pouco mais sobre como fazer marketing de conteúdo no Instagram, é hora de colocar essas dicas em prática.

Mas não se sinta mal nem desista caso um conteúdo que você divulgou não gere o resultado esperado. Os erros também ajudarão você a entender melhor seu público e a refinar ainda mais o conteúdo que você produz.

Sobre a Autora: Bianca Saburi é tradutora, criadora de conteúdo e copywriter. Após concluir seu Mestrado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, Bianca deixou o calor do Rio de Janeiro para morar em Toronto, no Canadá.

--

--

Daniel Marigliano | Dealmaker
Daniel Marigliano | Dealmaker

Written by Daniel Marigliano | Dealmaker

🚀 Eu fundei e vendi 3 empresas milionárias; Agora, impulsiono +300 startups na maior rede global de venture builders.

No responses yet